-
Arquitetos: Manuel Ruisánchez arquitecto
- Área: 30289 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Ferran Mateo, Shlomi Almagor
Descrição enviada pela equipe de projeto. O complexo El Rengle é parte de uma grande operação para redefinir a orla da cidade de Mataró, combinando usos residenciais e de negócios. O planejamento da quadra da cidade - em colaboração com a Prefeitura - interpreta essa situação híbrida alternando diferentes volumes autônomos entre os quais esse edifício de atividades comerciais se destaca.
O projeto propõe uma alternativa tipológica ao edifício comercial compacto, através do desenvolvimento de uma estratégia que permite a sobreposição de usos e incorporando a área externa do pavimento superior como parte do programa para o uso como escritórios.
O edifício consiste de uma base descontínua sobre a qual estão três 'caixas' de escritórios. Esses definem uma praça elevada, projetada como um condensador da atividade dos pavimentos superiores.
Visto desta praça, os três volumes emergentes revelam características domésticas de calçadas e varandas que perfuram o volume com transparências em direção à costa e à cidade. Do exterior, os volumes parecem prismas definidos pela vibração visual e a cor dos brises móveis para controle da incidência solar.